quarta-feira, 19 de agosto de 2009

A censura da AL-5 e curiosidades

Censura, AI-5
Ainda em 1968, com o AI-5, Vandré foi obrigado a exilar-se. Depois de passar dias escondido na fazenda da viúva de Guimarães Rosa, morto no ano anterior, o compositor partiu para o Chile e, de lá, para a França. Voltou ao Brasil em 1973. Até hoje, vive em São Paulo e compõe. Muitos, porém, acreditam que Vandré tenha enlouquecido por causa de supostas torturas que ele teria sofrido. Dizem que uma das agressões físicas que sofreu foi ter os testículos extirpados, após a realização de um show, por policiais da repressão. O músico, no entanto, nega que tenha sido torturado e diz que só não se apresenta mais porque sua imagem de "Che Guevara Cantor" abafa sua obra.

Curiosidades
a canção Pra não dizer que não falei de flores foi usada em 2006 pelo Governo Federal para mostrar as suas Políticas de Educação como o ProUni e o ENEM, porém num ritmo diferente. É um fato que chama a atenção, já que a música considerada uma ameaça ao outrora governo ditatorial brasileiro, é hoje usada pelo governo democrático brasileiro.
Inevitalvelmente com suas musicas provocou a ira dos ditadores.

3 comentários:

  1. pois é eu acho que isso que ele fez foi muito immportante porque se hoje nós somos o que somos devemos uma grande parte a ele... e a musica sendo usada pelo governo é um sinal de que a luta NUNCA é em vão...

    ResponderExcluir
  2. Ele sofreu muito por nossa liberdade, procurava um indentidade Brasileira. Mesmo sendo exilado do Brasil indo para o Chile depois a França ele não desistiu do Brasil

    ResponderExcluir
  3. NASCI EM 1968, NOS FINALMENTE DA DITADURA, ESTUDEI, OUVI MUITO SOBRE VANDRÉ E A DITADURA, ADMIRO MUITO O MESMO , POIS GRAÇÂS A ELE E A ALGUNS OUTROS TEMOS TAMANHA ,*LIBERDADE DE EXPRESSÃO, SÍ TIVESSE POSSIBILIDADE GOSTARIA DE CONHECE-LÓ. SOU SUA ADMIRADOURAAAAAAAAA!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir